Informática e Documentação

quinta-feira, novembro 11, 2004

São Carlos lança o Portal das Bibliotecas

A nota abaixo, destaca a construção de uma rede virtual de bibliotecas, mas o interessante é o final do paragráfo, salientando a aquisição de software.


Usuário pode saber se exemplar está disponível na biblioteca que escolheu, se está emprestado ou para ser devolvido

Ribeirão Preto - A prefeitura de São Carlos, a 230 quilômetros da capital paulista, lançou o Portal das Bibliotecas na internet, ou o Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos (Sibi). O portal dá acesso direto ao acervo de mais de 40 mil títulos que estão disponíveis à população nas 12 bibliotecas públicas da cidade.

Quando o site (www.bco.ufscar.br/sibisc.htm) é acessado, o usuário pode fazer as consultas optando por um dos vários itens. O usuário pode consultar por bibliotecas, autor, título, editora, local ou data de publicação, resumo ou assunto, além do formato de exibição, tipos de documentos (livros, teses, patentes, vídeos, catálogos, softwares, jogos, plantas, livros em braille, entre outras dezenas) e tipo de conteúdo (biografias, bibliografias, decretos, guias, almanaques, manuais, entre outros). A consulta pode ser feita em cinco idiomas (português, espanhol, inglês, francês e italiano).

Na consulta, o usuário poderá saber se o exemplar desejado para leitura ou pesquisa está disponível na biblioteca que escolheu ou na mais próxima, além de saber se a obra está emprestada ou quando será devolvida. É uma maneira de evitar perda de tempo ou deslocamentos desnecessários.

A diretoria de Cultura do município, responsável pelo portal, já projeta para breve a inclusão do acervo das bibliotecas das universidades locais, como as da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e Universidade de São Paulo (USP). Os títulos ainda não foram incluídos devido ao sistema que tem sido detalhado e estudado há dois anos, como aquisição de softwares, treinamentos de funcionários e atualização do banco de dados do portal. Cada atualização será feita na própria biblioteca.